Pedro Fortuna
Pedro Matos Fortuna (Setúbal 1962) vive e trabalha em Quinta do Anjo, Palmela, é doutorado em Belas-Artes, Pintura, pela Fac. Belas-Artes da Univ. Lisboa, onde exerce a docência; é cofundador da Vicarte - Vidro e Cerâmica para as Artes, unidade de pesquisa que desenvolve materiais e reflexão sobre encontro entre a Arte e a Ciência.

Foi também professor na Escola Sec. António Arroio, Lisboa, e trabalhou vários anos na oficina familiar “Fortuna Artes e Ofícios”.

A cerâmica é o meio técnico que privilegia e norteou experiências formativas complementares - World Crafts Council, Bélgica 1989; XVIII Seminario de Sargadelos, Espanha 1987; CENCAL 2004. Iniciou uma aproximação à cozedura a lenha após a participação na Woodfire Marathon II, Intern. Ceramics Research Center, Dinamarca, 2010.

Participou na X BICA Aveiro, 2011; VII BIC Manizes, 2005; 5ª Biennale Inter. dell’Arte Contemporanea, Firenze, 2005. “A água mostra quem não se vê”, Palmela 2004.

Além da tese de Doutoramento, “Queda de um Canto de Pássaro” FBAUL, Lisboa, 2013; e de Mestrado, “A água mostra quem não se vê” FBAUL, Lisboa, 2004, escreveu acerca da cerâmica em “Outra vez… muitas vezes. Repetição no contexto cerâmico” in Isabel Sabino (Coord.) Com ou sem tintas: Composição ainda? FBAUL, 2013; “Woodfiring, performance and meaning” comunicação na European Woodfire Conference, Bröllin, Alemanha, 2010, “Jogos de Terra e Fogo” no II EAAE, in Educare/ Educere, ESE de Castelo Branco, 2006.
Pedro Matos Fortuna (Setúbal 1962) lives and works in Quinta do Anjo, Palmela, holds a doctorate in Fine Arts, Painting, from Faculty of Fine Artes, Univ. Lisbon, where he teaches; is a co-founder of Vicarte – glass and ceramics for the arts, a research unit developping materials and speaches on art and science meeting.

Before, he taught also at Escola Sec. António Arroio, Lisbon, an artistic school for the secondary level, and worked for several years in the family workshop project “Fortuna Artes e Ofícios”, on updating of traditional ceramic language.

Ceramics is therefore the technical medium that privileges and guided his complementary training experiences - World Crafts Council, Belgium 1989; XVIII Seminario de Sargadelos, Spain 1987; CENCAL 2004. Started an approach to wood firing after participating in the Woodfire Marathon II, in Guldagergaard, Intern. Ceramics Research Center, Denmark, 2010.

Participated in X BICA Aveiro, 2011; VII BIC Manizes, 2005; 5th Biennale Inter. dell'Arte Contemporanea, Firenze, 2005. In addition to the PhD thesis exhibition, “Fall of a Bird Song - matter, form and role of Nature in Contemporary Ceramics” FBAUL, Lisbon, 2013; and Master's, “Water shows who can't be seen” FBAUL, Lisbon, 2004, wrote about ceramics in “Again… many times. Repetition in the ceramic context ”in Isabel Sabino (Coord.) With or without paints: Composition still? FBAUL, 2013; “Woodfiring, performance and meaning” communication at the European Woodfire Conference, Bröllin, Germany, 2010, “Earth and Fire Games” at II EAAE, in Educare / Educere, ESE of Castelo Branco, 2006.