A água mostra quem
O recurso à água, não é uma qualquer referência abstractizável “a posteriori”, continuar...

Jogos de Terra e Fogo
A ideia de lúdico comporta cargas ambíguas com sinais divergentes que carecem de clarificação. Constitui um desiderato continuar...

Cozedura a lenha…
Este é um convite para ler a cozedura a lenha como um elo tetraédrico entre este processo de cozedura continuar...

Outra vez, muitas vezes…
No fundamento desta opção estão estruturas psicológicas promotoras da interacção continuar...

Queda de um canto de pássaro...
(…) a nossa reflexão segue uma ordem empírica da experiência do natural e da criação artística, continuar...

(Im)Pressão Primária
A pasta cerâmica tem uma natureza física mutável e versátil cujo domínio informa continuar...

Passar pelo Fogo
Percebemos em dado momento que as órbitas dos dois corpos, o cru e o cozido, continuar...
Jogos de Terra e Fogo

A ideia de lúdico comporta cargas ambíguas com sinais divergentes que carecem de clarificação. Constitui um desiderato social num mundo compartimentado entre um deve e um haver. No contexto particular da actividade criativa artística o lúdico é provavelmente uma máscara que se desfaz na maturação da obra, mesmo na obra objecto, mas terá cargas diferentes em situações de iniciação.

A cerâmica, enquanto material e tecnologia, tem uma capacidade alargada para conduzir quem se atreve a decifrar os sinais da terra e as relações primeiras entre o homem e o seu lugar. Um exercício a partir da capacidade de maravilhamento construído de um mundo natural até à obra e de como uma leitura se torna um discurso propulsivo que ambiciona uma natureza conceptual, de sinal positivo, na medida em que propõe um modo ético de ver.

Simultaneamente a sua ductilidade inscreve-a na funcionalidade e na aptidão enquanto valor asséptico. (…)

in O lúdico e a criatividade - II Encontro das Áreas Artísticas na Educação. ESECB, Castelo Branco, 2004. ISSN.: 0873-0504


Earth and Fire Games

The idea of ludic and playfulness carries ambiguous charges with divergent signs that need clarification. It is a social desideratum in a compartmentalized world between debit and credit In the particular context of artistic creative activity the playfulness is probably a mask that falls apart in the maturation of the work, even in the objecthood cases, but will have different burdens in situations of initiation.

Ceramics as a material and technology has a broad capacity to lead whoever dares to decipher the signs of the earth and the first relations between man and his place. An exercise from the constructed wonder of a natural world to the work and how a reading becomes a propulsive discourse that aspires to a conceptual nature, of positive sign, as it proposes an ethical way of seeing. Simultaneously its ductility inscribes it in functionality and aptitude as an aseptic value. Earth and Fire Games


in O lúdico e a criatividade - II Encontro das Áreas Artísticas na Educação. ESECB, Castelo Branco, 2004. ISSN.: 0873-0504 (Portuguese only)