A água mostra quem
O recurso à água, não é uma qualquer referência abstractizável “a posteriori”, continuar...

Jogos de Terra e Fogo
A ideia de lúdico comporta cargas ambíguas com sinais divergentes que carecem de clarificação. Constitui um desiderato continuar...

Cozedura a lenha…
Este é um convite para ler a cozedura a lenha como um elo tetraédrico entre este processo de cozedura continuar...

Outra vez, muitas vezes…
No fundamento desta opção estão estruturas psicológicas promotoras da interacção continuar...

Queda de um canto de pássaro...
(…) a nossa reflexão segue uma ordem empírica da experiência do natural e da criação artística, continuar...

(Im)Pressão Primária
A pasta cerâmica tem uma natureza física mutável e versátil cujo domínio informa continuar...

Passar pelo Fogo
Percebemos em dado momento que as órbitas dos dois corpos, o cru e o cozido, continuar...
Queda de um canto de pássaro - matéria, forma e lugar da natureza na cerâmica contemporânea

(…) a nossa reflexão segue uma ordem empírica da experiência do natural e da criação artística, em que uma percepção e aprendizagem paulatina do meio se vai acumulando imperceptivelmente até ao momento em que mais do que sustentar uma elaboração intencional teórico-prática ela faz parte integrante de um modo de sentir e pensar – o desafio de aproveitar uma experiência e ao mesmo tempo distanciarmo-nos o suficiente para a observar criticamente é porventura um dos que nos merecerá permanentemente a atenção com carácter de necessidade. Ao pretender conduzir uma reflexão em torno do lugar da natureza na cerâmica e quando complementarmente falamos do lugar desta, sua matéria, naquela, queremos mais do que abrir um círculo tautológico em torno das mútuas implicações entre o conceito de Natureza e um discurso tecnológico e artístico, especificar de que modo estão presentes na cerâmica contemporânea as ideias de natureza e da legibilidade respectiva.(…)

Tese de Doutoramento na FBA-ULisboa, 2013
[https://repositorio.ul.pt/handle/10451/10777]


Fall of a Bird Song - Matter, Form and Role of Nature in Contemporary Ceramics

(…)our reflection follows an empirical order of nature experience and artistic creation, in which a gradual perception and learning of the environment imperceptibly accumulates until more than sustaining an intentional theoretical-practical elaboration it is an integral part of a way of feeling and thinking - the challenge of enjoying an experience and at the same time distancing ourselves enough to observe it critically is one of those that will always deserve our permanent attention. In wishing to conduct a reflection on the role of nature in ceramics, and when complementary we talk about the place of ceramic materials in nature, more than to open a tautological circle around the mutual implications between nature concept and a technological/ artistic discourse, we want to specify how ideas of nature and their readability are present in contemporary ceramics.

PhD thesis at FBA-Univ. Lisboa, 2013
[https://repositorio.ul.pt/handle/10451/10777]