A água mostra quem
O recurso à água, não é uma qualquer referência abstractizável “a posteriori”, continuar...

Jogos de Terra e Fogo
A ideia de lúdico comporta cargas ambíguas com sinais divergentes que carecem de clarificação. Constitui um desiderato continuar...

Cozedura a lenha…
Este é um convite para ler a cozedura a lenha como um elo tetraédrico entre este processo de cozedura continuar...

Outra vez, muitas vezes…
No fundamento desta opção estão estruturas psicológicas promotoras da interacção continuar...

Queda de um canto de pássaro...
(…) a nossa reflexão segue uma ordem empírica da experiência do natural e da criação artística, continuar...

(Im)Pressão Primária
A pasta cerâmica tem uma natureza física mutável e versátil cujo domínio informa continuar...

Passar pelo Fogo
Percebemos em dado momento que as órbitas dos dois corpos, o cru e o cozido, continuar...
(Im)Pressão Primária

(Texto elaborado originalmente para a Iniciativa Pure Print Elements, organizada por Graciela Machado (FBAUP) e Teresa Almeida (FBAUP) na Fac. Belas-Artes da Univ. do Porto, 2014)
Sumário: A pasta cerâmica tem uma natureza física mutável e versátil cujo domínio informa alguns dos mais antigos atos culturais. Significa essa versatilidade que ações diferenciadas e distintas marcas (impressas) dependem da sua condição morfológica enquanto suporte e do contacto efetuado. A crítica e alternativa à formalidade tradicional proposta por Dubuffet na sua “Arte Bruta”, a exploração da espontaneidade e da emoção de Asger Jorn (CoBrA) instituíram, mesmo que a contragosto, a abstração do contacto que a contemporaneidade tem podido desenvolver. A um tempo gesto heurístico que vence a separação entre o autor e a matéria, a impressão na pasta marca um poder ligado ao autor, mas igualmente uma criação livre do tempo e tendencialmente anacrónica, possibilitando novos elementos na cadeia discursiva.

Conceitos Chave: Cerâmica; Impressão; Heurística.
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Pure (Primal Ceramic) Print

Key words: Ceramics; Print; Heuristics, Performance.
Abstract: Ceramic bodies and clays earths have a changeable, versatile physical nature whose control informs some of the oldest cultural objects. This versatility means that different actions and distinct printed marks depend on their morphological condition as support and on the contact procedure. Criticisms and alternative to traditional formality proposed by Dubuffet in his "Art Brut" and Asger Jorn’s exploration of spontaneity and emotion defended by CoBrA, contributed to the development of abstraction contact in contemporary art. The heuristic gesture that overcomes the separation between the author and the matter, prints a mark of power connected to the author, as also a creation free in time and anachronistic, allowing new elements in the discursive chain.


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